O CURSO


Partilhar ferramentas para análise dos principais elementos constitutivos da cena teatral segundo procedimentos jornalísticos basilares. A dramaturgia expandida (corpo, espaço) e a não-representação são algumas das estratégias criativas contemporâneas a contracenar com as tradições do drama cuja força nunca cessa.Introduzir a história e o exercício da crítica. Propomos investigar uma anatomia do crítico: o sentido do seu trabalho, a vinculação com o objeto de estudo, em que medida colocar-se no lugar do outro. As demandas éticas e ideológicas do ofício desde os primeiros passos da formação e profissionalização da categoria artística, nos anos 1940, até os dias que correm. Pautar os espetáculos que os participantes irão assistir. Expor o fluxo das atividades da oficina no dia a dia do Festival.

A rotina de assistir aos espetáculos nacionais e internacionais, em horários vespertinos ou noturnos, dedicando o final de noite e a manhã seguinte para escrever uma análise dos mesmos. Os textos serão editados pelo ministrante da oficina e postados ao final da tarde no site do FilteBahia e impresso em jornal do evento. Não está em jogo a opinião valorativa, mas o EXERCÍCIO da possibilidade de diálogo concreto entre o espectador-crítico e o criador-espetáculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.