Objetivo: Exercitar a recepção crítica a espetáculos no âmbito do Festival Latino-Americano de Teatro daBahia, o FilteBahia 2012.
Justificativa: Partilhar ferramentas para análise dos principais elementos constitutivos da cena teatral segundo procedimentos jornalísticos basilares. A dramaturgia expandida (corpo, espaço) e anão-representação são algumas das estratégias criativas contemporâneas a contracenar comas tradições do drama cuja força nunca cessa.
Quando: Dias 30 e 31 de agosto (quinta-feira e sexta-feira), das 14h às 18h.Introduzir a história e o exercício da crítica. Propomos investigar uma anatomia do crítico:o sentido do seu trabalho, a vinculação com o objeto de estudo, em que medida colocar-seno lugar do outro. As demandas éticas e ideológicas do ofício desde os primeiros passos daformação e profissionalização da categoria artística, nos anos 1940, até os dias que correm. Pautar os espetáculos que os participantes irão assistir. Expor o fluxo das atividades da oficinano dia a dia do Festival.
De 1º a 6 de setembro. A rotina de assistir aos espetáculos nacionais e internacionais, em horários vespertinos ounoturnos, dedicando o final de noite e a manhã seguinte para escrever uma análise dos mesmos. Os textos serão editados pelo ministrante da oficina e postados ao final da tarde no blog do FilteBahia. Não está em jogo a opinião valorativa, mas o EXERCÍCIO da possibilidade dediálogo concreto entre o espectador-crítico e o criador-espetáculo.
Público-alvo: Jornalistas, estudantes de jornalismo e de letras com interesse e disponibilidade para a rotina de assistir aos espetáculos e escrever na manhã seguinte. Serão 8 dias contínuos de produção entre duas quintas-feiras, 30 de agosto e 6 de setembro.
Número de vagas: 7 (sete)
Processo de seleção: Carta de interesse com no máximo 20 linhas e mini-currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.